#linhaGOLD

Tratamento 1000 dias

O Programa de Tratamento 1000 dias envolve o tratamento nutricional pré-natal da gestante, da mamãe lactante ou não lactante em fase puerperal ou pós-parto em sincronicidade com o bebê até completos 24 meses de idade (fase de introdução e educação alimentar inicial até fase de prontidão para o mundo alimentar)

Mamãe Gestante:

Direcionar alimentos e suplementos para aumento de energia, disposição, prevenção de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, infecções urinárias, nascimento prematuro, controle de ganho de peso fora do peso ideal gestacional, alimentação favorável ao parto normal (caso seja da vontade da gestante), alimentação favorável a lactogestação caso a gestante esteja em período de amamentação e descubra uma nova gestação.

Mamãe Pós-Parto:

Direcionar alimentos e suplementos para emagrecimento adequado sem prejuízos na fabricação do leite materno, diminuir a tendência da queda capilar, planejar uma alimentação favorável a lactação trazendo mais energia e disposição à mulher lactante, aconselhamento e direcionamento ao desmame gentil caso a mãe deseje dentro deste período realizá-lo e entregar ajustes alimentares após desmame. Alimentação favorável à amamentação em tandem caso a mamãe esteja amamentando dois filhos ao mesmo tempo.

Os nutrientes adequados inseridos na dieta de mulheres em fase puerperal ou pós-parto previnem também a depressão pós-parto.

Bebê:

Promover saúde e bem-estar através do aleitamento materno (somente em casos de real necessidade será prescrito uso de fórmulas) e do treinamento de introdução alimentar para a mamãe e cuidadores.

Prevenir à seletividade alimentar e potencializar o desenvolvimento do sistemas imune, digestivo, cognitivo e motor.

​Quanto maior a variedade de nutrientes que a mãe ingere na gestação menores serão as chances da criança demonstrar seletividade alimentar tanto na infância quanto na adolescência e vida adulta. É por isso que o trabalho da nutrição materno infantil deveria sempre começar ali, onde tudo começa, na barriga da mamãe. O bebê em ambiente intrauterino tem contato com todos os alimentos e nutrientes pela primeira vez, o que significa que essa variedade e riqueza alimentar seja de extrema importância desde este momento.

Ligia  é nutricionista, mãe e founder do projeto Nutrindo a Maternidade. Formada no Brasil nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) em 2012, pós-graduada em Nutrição Esportiva e Funcional pelo Instituto Valéria Paschoal em 2016 (ambas em São Paulo Capital), e em 2019/2020 se especializa em cursos de saúde materna, saúde da mulher e hormonologia.

Mais informações:

Instagram: @nutrindoamaternidade

INFOS E AGENDAMENTO: +55 11 9 6113-2013

E-mail: ligiabianca@hotmail.com

Cópia_3_de_encontro_praia_e_consultório-